terça-feira, 26 de outubro de 2010

Concerto do Quarteto de Cordas de Aveiro

      O próximo concerto, no dia 28 de Outubro, quinta-feira, receberá o Quarteto de Cordas de Aveiro, constituído pelos músicos André Fonseca, Edmundo Pires, João Tiago Dinis e Aliaksandr Znachonak.
      O programa a interpretar inclui os Quartetos, nº 4, de Beethoven e nº 1, de Schumann, sendo este considerado um dos mais célebres do compositor.
      O quarteto, fundado em 2001, realiza concertos por todo país com um repertório que valoriza a música portuguesa e apresenta novas estéticas musicais.
      Os músicos integrantes do Quarteto de Aveiro têm um percurso brilhante na música erudita. O violinista André da Fonseca estudou em Lisboa e Berlim, foi aluno de Max Rabinovitsj e premiado nos concursos Jovens Músicos, Maurice Raskin e no concurso de Interpretação do Estoril; Edmundo Pires licenciou-se em Ensino da Música pela Universidade de Évora e estreou-se a solo, em 2004, no Festival de Música de "Sorges/Agonac" em Bordeaux; João Tiago Dinis estudou na escola profissional de música de Espinho. Em 2004 e 2005, foi chefe de naipe da orquestra desta escola, pela qual realizou uma digressão em várias cidades do Brasil. Como violeta actuou em várias orquestras de Portugal e, individualmente, estudou com Emília Alves, Riszárd Woicicki, Toby Hoffman, entre outros; O violoncelista Aliaksandr Znachonak concluiu o mestrado em Minsk – Bielorrússia, sua cidade natal, na classe do prof. Yevgeny Ksaveriev. Como solista actuou na Orquestra Sinfónica e Orquestra de Câmara Bielorrussa, Orquestra Sinfónica de Karlovy Vary da República Checa, Orquestra da Academia Superior de Música e Orquestra Filarmónica de Sarajevo, entre outras orquestras do Brasil e Portugal. É músico premiado na Bielorrússia, União Soviética e Holanda.





Grandes momentos no Concerto de Abertura dos Festivais de Outono ' 10

       A harmonia marcou o concerto de abertura dos Festivais de Outono 2010. No auditório da reitoria da Universidade de Aveiro, na última sexta-feira, reuniu-se muito público para uma grande noite musical. A Orquestra Filarmonia das Beiras, o violoncelista Aliaksandr Znachonak e o maestro Ernst Schelle protagonizaram momentos únicos para o público e foram brilhantes em suas actuações.






a nossa Filarmonia das Beiras

a expressividade do solista Aliaksandr Znachonak

o carisma do maestro Ernst Schelle

o reconhecimento do público