quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Conferências sobre música acontecem dias 19 e 22 de Novembro

       Nos dias 19 e 22 de Novembro acontecem as conferências de Mário Trilha e Susana Sardo, respectivamente, pelas actividades dos Festivais de Outono.
       No dia 19, sexta-feira, o tema é O Baixo-Contínuo em Portugal no séc. XVIII e a conferência ocorrerá no Auditório do
Departamento de Comunicação e Arte - deCA, às 17h30. No dia 22, próxima segunda-feira, às 17h30, a professora Susana falará sobre a questão Podemos viver sem a música? e a conferência será no Anfiteatro do deCA.
       A entrada é livre e não há necessidade de fazer inscrições.
       Mário Trilha, actualmente realiza Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro, sob orientação dos professores Nancy Lee
Harper e João Pedro d'Alvarenga, sendo bolseiro da Fundação Ciência e Tecnologia-Portugal. É director artístico do ciclo Música no Museu de Aveiro. Gravou um CD dedicado a música do tempo de D João VI e D. Carlota Joaquina.
       Susana Sardo é Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro (Portugal) e Coordenadora do Pólo de Aveiro do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança. É doutora em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa. Actualmente, é responsável, na Universidade de Aveiro, pelos projetos de cooperação com a Universidade de Cabo Verde e a Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique, para a implementação da área científica da música no ensino universitário. Em Novembro de 2008, foi nomeada, pelo Ministro da Cultura Portuguesa, Comissária de Portugal no Conselho de Curadores da Fundação Europa Musicale sediada em Munique.

Percussão contemporânea no deCA

       O concerto de percussão do brasileiro Fernando Chaib atraiu bastante público ao Departamento de Comunicação e Arte da UA nesta noite de quarta-feira pelos Festivais de Outono.
       As pessoas puderam ter momentos de apreciação de novos sons e consequentemente de novos sentidos com relação à  música, aspectos que são peculiares às obras contemporâneas para percussão.