quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Estão todos convidados a participar dos Festivais de Outono 2011

O programa dos Festivais de Outono que agora se apresenta prolonga, nas suas linhas gerais, a filosofia dos anos recentes. A sua identidade reside quiçá na preocupação em ser um festival inclusivo e não exclusivo, em possibilitar encontros de linguagens e de práticas musicais de quadrantes diversos e em reunir as sinergias necessárias à implementação de projectos especiais que aliem as novas tecnologias da imagem à música.
Procuramos dar palco aos novos talentos portugueses que são a melhor evidência do sucesso do ensino da música em Portugal nos últimos vinte anos. Quisemos também estimular a criação musical através de concertos em se estreiam peças dos criativos do DeCA. Não deixamos de revisitar o barroco e o classicismo mas continuamos a apostar na divulgação dos grandes nomes da música do séc. XX, dando este ano um relevo especial à obra de Frederico de Freitas cujo espólio, por vontade da família do compositor, reside actualmente na Biblioteca da Universidade de Aveiro. Tentamos, enfim, somar a invenção à memória, conscientes de que este formato de festival poderia tomar caminhos diferentes e que este é apenas um dos caminhos possíveis.
Esperamos que, nos tempos de violenta austeridade em que os portugueses se encontram, os Festivais de Outono possam contribuir com uma nota de confiança no talento e na força dos nossos artistas – e também daqueles que vivem e trabalham connosco – para um sorriso e muitos encontros.

António Chagas Rosa 
Director Artístico